"E de vez em quando descer à gravidade de mim, à profundidade do meu ser. E verificar então que tudo se transfigura. (...) Espaço rarefeito de nós, é o lugar da grandeza do homem, do que é nele fundamental (...). Nós vivemos habitualmente à superfície de nós, ligados ao que é da vida imediata (...). Mas de vez em quando, o abismo (...) abre-nos aos pés um precipício hiante e tudo se dilui num sentir que está antes e abaixo e mais longe que esse tudo. Há uma harmonia que em nós espera por um som, um acorde, uma palavra, para imediatamente se organizar e envolver-nos." (Vergílio Ferreira)
Abissal é um trabalho de dança que se configura por meio da corporeidade dos intérpretes, do espaço e do som. Cada artista desenvolve seus padrões corporais numa construção poética de profundidades individuais, como se cada um pudesse mergulhar dentro de si, criando e recriando justificativas para os nossos padrões artísticos instintivos. O público assiste aos momentos de ida e volta às zonas alcançadas, que trazem imagens como finitude, resistência, perversidade, feminino, opressão, atritos, num ambiente essencialmente denso. Abissal é um convite ao mergulho em forças intrínsecas a todos nós, uma possibilidade de nos mover para dentro e então mover o outro, o espaço.
DIREÇÃO GERAL E ARTÍSTICA: Claudia Palma
INTÉRPRETES-CRIADORES: Claudia Palma
Everton Ferreira
Marina Mathey
Renato Vasconcellos
MÚSICA ORIGINAL E AO VIVO: Guilherme Marques
CENOGRAFIA: Suiá Ferlauto
FIGURINO: Claudia Schapira
DESENHO DE LUZ: Hernandes de Oliveira
OPERAÇÃO DE LUZ: Rafael Petri
PROVOCAÇÃO FILOSÓFICA: Rodrigo Vilalba
DANÇA CONTEMPORÂNEA: Claudia Palma
PROVOCAÇÃO: Cristiane Paoli-Quito
ANATOMIA EXPERENCIAL: Letícia Sekito
TAI CHI CHUAN: Jaime Kuk
FOTOGRAFIAS: Claudio Higa
DESIGN GRÁFICO: Hernandes de Oliveira e Ruth Alvarez
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Cristina Ávila
PRODUÇÃO: Cristiane Klein (Dionísio Produção Cultural)
AGRADECIMENTOS: Ana Mondini, Andrea Thomioka, Centro Cultural Olido, Centro Cultural São Paulo, Centro de Referência da Dança, Cooperativa Paulista de Dança, Fernando Dourado, Helvio Tamoio, Mariá Portugal, Natália Mallo, Núcleo de Fomento à Dança, Renato Jacques, Sulla Andreato.
projeto contemplado pela 18a edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo